30 janeiro 2010

“A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS”

“Londres, 1872: Phileas Fogg, um típico, metódico e rico cavalheiros inglês, aposta com os membros do Reform-Club que é capaz de dar a volta ao Mundo em 80 dias. Numa época em que não se apanhava, como hoje, o avião para chegar num instante ao outro lado do Mundo, a tarefa parecia pura e simplesmente impossível. Mas Phileas Fogg, com a ajuda do seu fiel criado Passepartout, dará tudo por tudo e utilizará todos os meios de transporte imagináveis para ganhar a aposta. E conseguirá, apesar da perseguição do detective Fix, da polícia londrina, que acha que ele é um ladrão em fuga e que o tenta capturar a todo o custo! Uma aventura trepidante e imortal, escrita por um dos maiores génios da literatura de aventuras de todos os tempos.”


O “Hipermercado Continente” promoveu alguns Clássicos da Literatura Infantil e Universal, adquiri alguns livros…

Aqui fica a primeira leitura: “A Volta ao Mundo em 80 Dias” (um livro do escritor francês Júlio Verne, lançado em 1873).

O livro conta a história de um inglês, Phileas Fogg, que devido a uma aposta com os seus amigos de jogo, é levado a dar a volta ao Mundo em 80 dias, acompanhado pelo seu fiel criado, Passepartout.
Nessa viagem, viverá diversas aventuras e conhecerá vários lugares do Mundo. “Utilizara nela todos os meios de transporte, paquetes, comboios, carruagens, iates, navios mercantes, trenós e um elefante.”

O percurso é planeado e as datas anotadas para que nada falhe:
“Mr. Fogg inscreveu estas datas sobre um itinerário disposto em colunas, o qual indicava – desde 2 de Outubro até 21 de Dezembro – o mês, a data, o dia, as chegadas regulamentares e as chegadas efectivas a cada ponto principal, Paris (2), Brindisi (3), Suez (4), Bombaim (5), Calcutá (6), Singapura (7), Hong-Kong (8), Iocoama (9), São Francisco (10), Nova Iorque (11), Liverpool (12), Londres (1), o que lhe permitia calcular o ganho obtido ou a perda sofrida em cada lugar do trânsito.”

O mapa assinala as cidades percorridas, a partir de Londres (1):





As aventuras de “A Volta ao Mundo em 80 Dias” que me acompanharam na infância:

19 janeiro 2010

OLIMPÍADAS DE GEOGRAFIA

E na nossa Escola, também, temos as Olimpíadas desenvolvidas pelo grupo de Geografia.
OLIMPÍADAS DE GEOGRAFIA





REGULAMENTO:

1 – O Concurso OLIMPÍADAS DE GEOGRAFIA destina-se aos alunos do 3ºciclo e tem como objectivo a resolução de questões geográficas. Realiza-se mensalmente.


2 – A resolução da questão é individual e tem de obedecer às seguintes regras:

A. A questão tem de ser resolvida numa folha A5.

B. Deve ser explicitado como se chegou à resposta e que bibliografia foi consultada. Na explicação podem ser utilizados esquemas.

C. A folha tem de estar devidamente identificada com o nome, o número, a turma e o ano de escolaridade.


NOTA: As resoluções que não obedecerem às regras estabelecidas serão desqualificadas.


3 – Na Biblioteca encontra-se uma caixa para recolha das questões resolvidas.


4 – As questões e soluções estarão disponíveis no placar junto à Biblioteca e no blogue OS PROJECTOS DA INÊS DE CASTRO(http://icprojectos.blogspot.com/).


5 – No final do ano lectivo haverá um prémio, para o aluno com mais resoluções correctas.




QUESTÃO DO MÊS DE JANEIRO


Qual é a localização? Para responderes correctamente deverás: - identificar o continente a que corresponde cada país e a respectiva capital,

Etiópia

Moldávia

Nova Zelândia

Equador

Cazaquistão

Eslováquia

Papua Nova-Guiné

Bolívia

Moçambique

Mongólia

Turcomenistão

Uganda

Vanuatu

Bielorrússia

Guatemala

Nicarágua

Bósnia-Herzegovina

Ilhas Salomão

Butão

Madagáscar

10 janeiro 2010

PIRÂMIDES ETÁRIAS

A estrutura etária da população é a distribuição dos indivíduos de uma população pelas diferentes idades ou grupos de idades (classes etárias).

O estudo da estrutura etária é de grande importância pois, se existir tendência para o aumento do número de jovens, pode ser necessário construir mais maternidades, escolas e infantários. No caso de a população estar a envelhecer, é provável ter de se construir mais lares para a terceira idade e reforçar o apoio médico.

Quando se estuda a estrutura etária da população tem-se em conta três grandes grupos etários:

· jovens, dos 0 aos 14 anos;
· adultos, dos 15 aos 64 anos;
· idosos, com 65 ou mais anos.

O estudo é feito a partir de uns gráficos chamados pirâmides etárias: gráficos de barras que representam a população por grupos de idade e sexo.

Tipos de pirâmides etárias e características:


Pirâmide Jovem: base larga, devido à elevada natalidade e topo estreito em consequência de uma elevada mortalidade e esperança média de vida reduzida. As pirâmides deste tipo representam populações muito jovens típicas dos países menos desenvolvidos.


Pirâmide envelhecida: base mais estreita do que a classes dos adultos. Reflecte uma diminuição da natalidade e um aumento da esperança média de vida. É características dos países desenvolvidos.



Entre estes dois extremos existem situações intermédias:
Pirâmide adulta: a base é ainda larga mas existe um aumento da classe dos adultos e dos idosos. A taxa de Natalidade está a diminuir e a esperança média de vida a aumentar.



Pirâmide rejuvenescida:
reflecte alguma recuperação das classes etárias dos jovens em virtude do aumento da fecundidade.





Os alunos do 8º ano construíram a pirâmide etária do Benim (2005):





Andreia, 8ºA


Mariana, 8ºA


Ana Beatriz, 8ºB


Ana Rita, 8ºB


Catarina, 8ºC


Maria, 8ºC


Dois trabalhos, muito especiais, de duas alunas do Usbequistão (mal sabem falar português, mas estão de parabéns pelo esforço em aprender):
Bonu, 8ºC


Nozila, 8ºC



06 janeiro 2010

BOM ANO

Mensagens que deixam emoção, saudade e um querer estar perto (não sei para quando, mas tenho imensa vontade de os visitar… a promessa está feita):

Olá professora! Espero que esteja tudo bem consigo? Por cá também está tudo bem, não é a mesma coisa a professora faz muita falta. Tem que nos fazer uma visitinha. Professora desejo-lhe um BOM E FELIZ NATAL cheio de coisas boas porque a professora merece e um Bom 2010... Muitos beijinhos da sua aluna Vera Trindade


Olá... espero que tenha um bom natal e tudo de bom para o ano que vem... Saudades.... bj, Melanie


Um bom ano novo professora linda beijoka saudades, Ana Paula


Olá professora espero que tenha tido um Natal sensacional e agora desejo-lhe um Bom e Óptimo Ano Novo 2010 cheio de tudo do melhor pois a professora merece é uma professora que merece tudo do melhor!! E pense neste Novo Ano nos vir fazer uma visitinha temos saudades suas!! Beijo Grande cheio de saudades suas professora Aguardo a sua visita mas quando vier avise uns dias antes ou então faça uma surpresazinha faça como quiser!! Fique Bem, Libânia


Olá professora quando é que está a pensar em vir cá passar um dia aqui com o 8ºA que no ano passado era a sua turma favorita o 7ºA... eu estou a brincar...mas pense nisto é que nós temos todos muitas saudades suas... beijinhos da Cristina






Um Ano Novo cheio de esperança e vontade de continuar a partilhar e a amar a vida!