02 maio 2010

CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO

Os alunos do 9º ano realizaram trabalhos de pesquisa sobre os contrastes entre os países mais desenvolvidos e os países menos desenvolvidos. Cada aluno teve que procurar uma notícia ou uma imagem alusivo ao tema. O resultado foi bastante satisfatório, estão todos de parabéns. Os trabalhos foram expostos nas salas de aula.

Países com elevado desenvolvimento:
• Os habitantes gozam de boa qualidade de vida; as necessidades e as aspirações de carácter social estão asseguradas.
• A alfabetização e demais vertentes do sector da educação estão amplamente desenvolvidas, havendo uma grande percentagem de população com estudos de nível superior.
• De um modo geral, as populações têm acesso a boas condições de saúde. No entanto, mais recentemente, o envelhecimento da população tem provocado uma redução nos benefícios sociais.
• Estão ainda amplamente garantidos os direitos políticos, bem como o respeito pelas minorias étnicas, religiosas e políticas.
• As preocupações com a cultura e o ambiente tendem a assumir cada vez maior importância nestas sociedades.


Países com baixo desenvolvimento:
• As populações apresentam fraca qualidade de vida, uma vez que nem sempre é possível a satisfação de necessidades básicas, como uma alimentação suficiente e o acesso a água canalizada.
• As estruturas da educação e da formação profissional são quase inexistentes (um entrave ao seu desenvolvimento), assumindo um papel fundamental as Organizações Não-Governamentais internacionais que procuram, pelas suas iniciativas, diminuir o analfabetismo e pôr fim à baixa instrução e formação das populações.
• Os serviços de saúde e assistência social às crianças e aos idosos são quase inexistentes; os poucos que funcionam pertencem a organizações internacionais que ali prestam auxílio, no âmbito de programas de cooperação.
• Os direitos cívicos nem sempre estão assegurados.





Destaco o trabalho do Tiago, do 9ºD:

1 comentário:

João Freitas disse...

Olá cara colega, sigo o seu blog regularmente e quero lhe dar os parabéns. Sou geógrafo de formação mas trabalho numa asseguradora em Loures. Quero lhe mostrar um trabalho que estiver a ver durante o fim-de-semana relacionado com o Pinhal Interior Norte e que me pareceu ser útil para as aulas de Geografia. O link mais directo é este:

http://www.cimpin.pt/promocao-territorial/

Este trabalho de promoção territorial tem, para mim, uma boa componente visual, uma narração agradável de ouvir e textos curtos e muito directos.

Numa determinada altura, reparei que isto não era um vídeo, mas algo interactivo. Se fizeres pausa, podes mexer no Google Eart da forma que quiseres (aproximar,desaproximar, rodar, etc...)e quando clicares play ele retoma a posição onde estava, continuando a descrever as diversas acções relacionadas com os concelhos.

Caso vejas utilidade para o ensino faz um post no teu Blog, para a comunidade docente de Geografia utilizar.

Uma colega minha de Sintra, que é docente de História/Geografia, gostou bastante e vê grande utilidade para as aulas, só disse que tem pena que não estar assim para todo o território nacional.

Boa continuação e boas férias.
J. Freitas