10 Janeiro 2010

PIRÂMIDES ETÁRIAS

A estrutura etária da população é a distribuição dos indivíduos de uma população pelas diferentes idades ou grupos de idades (classes etárias).

O estudo da estrutura etária é de grande importância pois, se existir tendência para o aumento do número de jovens, pode ser necessário construir mais maternidades, escolas e infantários. No caso de a população estar a envelhecer, é provável ter de se construir mais lares para a terceira idade e reforçar o apoio médico.

Quando se estuda a estrutura etária da população tem-se em conta três grandes grupos etários:

· jovens, dos 0 aos 14 anos;
· adultos, dos 15 aos 64 anos;
· idosos, com 65 ou mais anos.

O estudo é feito a partir de uns gráficos chamados pirâmides etárias: gráficos de barras que representam a população por grupos de idade e sexo.

Tipos de pirâmides etárias e características:


Pirâmide Jovem: base larga, devido à elevada natalidade e topo estreito em consequência de uma elevada mortalidade e esperança média de vida reduzida. As pirâmides deste tipo representam populações muito jovens típicas dos países menos desenvolvidos.


Pirâmide envelhecida: base mais estreita do que a classes dos adultos. Reflecte uma diminuição da natalidade e um aumento da esperança média de vida. É características dos países desenvolvidos.



Entre estes dois extremos existem situações intermédias:
Pirâmide adulta: a base é ainda larga mas existe um aumento da classe dos adultos e dos idosos. A taxa de Natalidade está a diminuir e a esperança média de vida a aumentar.



Pirâmide rejuvenescida:
reflecte alguma recuperação das classes etárias dos jovens em virtude do aumento da fecundidade.





Os alunos do 8º ano construíram a pirâmide etária do Benim (2005):





Andreia, 8ºA


Mariana, 8ºA


Ana Beatriz, 8ºB


Ana Rita, 8ºB


Catarina, 8ºC


Maria, 8ºC


Dois trabalhos, muito especiais, de duas alunas do Usbequistão (mal sabem falar português, mas estão de parabéns pelo esforço em aprender):
Bonu, 8ºC


Nozila, 8ºC



4 comentários:

Anónimo disse...

O mais giro é o da Maria :3

Anónimo disse...

ai não não e o da ana beatriz

Anónimo disse...

Gostei

Anónimo disse...

Odiei todos mentira ameei.