08 novembro 2009

TURISMO

“Viajar é correr o Mundo…
Conhecer e descobrir
Inventar e duvidar
Sabendo cada vez mais
Sem nunca pensar que basta
O Mundo que se conhece.”
Alves Redol, “Viajar”


O turismo é um sector muito importante do terciário, correspondendo, segundo a Organização Mundial de Turismo, à deslocação para fora do local de residência por razões não económicas (exercer actividade remunerada), mas de lazer, negócios, religiosa, …, por um período superior a 24 horas e inferior a 1 ano consecutivo.


Tipos de turismo:
O turismo apresenta muitas subdivisões:

Turismo balnear: o turismo de massas por excelência, pois é grande a apetência pelo usufruto da praia e do mar. Muitos países em desenvolvimento, como Cuba, México, Indonésia, Tailândia beneficiam desta preferência mundial.

Turismo em Espaço Rural: uma tendência nova que vem potenciar o espaço rural, submetido a um despovoamento constante. As diferentes variedades de turismo em espaço rural (turismo rural, turismo de habitação, por exemplo) permitem às populações rurais obterem rendimentos extra, contribuindo para a fixação das populações e preservação do património histórico-cultural. Proporciona uma vivência no meio rural, quer em antigos solares e palácios quer em casas tradicionais, muitas vezes com participação em trabalhos agrícolas.

Ecoturismo: turismo que procura explorar a Natureza, frequentemente no seu estado mais selvagem, e que pode ter uma componente de aventura. Procura-se um compromisso entre o turismo e a preservação do ambiente, promove o contacto directo com a natureza, nos parques e reservas naturais e noutras áreas pouco humanizadas, actividade que inclui passeios pedestres em parques naturais e áreas protegidas, a observação de paisagem e de animais,...

Turismo histórico-cultural: relacionado com actividades culturais, gastronómicas, etnográficas, históricas e com o património histórico-cultural, muito característico das cidades que possuem património arquitectónico e museus importantes, onde se desenrolam eventos culturais (festivais de cinema, teatro ou ópera).

Turismo de montanha: associado à neve e aos desportos de Inverno, explora os recursos paisagísticos e ambientais dos espaços montanhosos, muito procurada no período de inverno para a prática de desportos de neve.

Turismo religioso: dinamizado pelos lugares mais importantes de culto e peregrinação, peregrinação a lugares santos.

Turismo termal: associado ao aproveitamento de nascentes de águas termais consideradas benéficas para a saúde e o bem-estar.

Turismo sénior: oferece instalações, apoio especializado, percursos e actividades adequadas às pessoas idosas.

Turismo de aventura: ligado a desportos activos como o surf, vela, mergulho e radicais como o rafting, parapente, montanhismo.

Turismo de negócios: está relacionado com viagens breves para reuniões científicas, feiras e exposições.

Turismo cinegético: actividade turística associada à prática da caça em áreas protegidas.



Os alunos do 9º ano tiveram oportunidade de conhecer melhor alguns dos tipos de turismo visualizando panfletos turísticos:


Sem comentários: