02 outubro 2009

AS MONTANHAS

Nos 8ºanos estamos a recuperar alguns temas que ficaram em atraso, assim, tem-se falado de relevo (tema já desenvolvido aqui e aqui):

Das principais formas de relevo destacam-se as montanhas e fala-se de cadeias montanhosas, também designadas por cordilheiras, ou seja, conjuntos contínuos de montanhas, que se encontram ligadas entre si e apenas os seus cumes são separados. Situadas na sua grande maioria nos limites dos continentes, consequência do contacto por convergência entre as várias placas litosféricas. Podemos considerar dois tipos principais de cadeias montanhosas:
- Cadeias montanhosas recentes, situando-se nas proximidades da zona de contacto das placas tectónicas (cada uma das sete placas principais em que está dividida a litosfera) actuais, pelo que apresentam formas vigorosas, com vertentes abruptas e topos alongados.
- Cadeias montanhosas antigas, que se situam nas antigas fronteiras das placas, pelo que apresentam formas erodidas, devido à cessação dos movimentos orogénicos e à acção dos agentes erosivos.

Também se aprendeu que o mapa hipsométrico representa o relevo por curvas de nível, reduzidas ao nível médio das águas do mar. Os espaços entre as curvas de nível são coloridos segundo uma legenda convencional que geralmente apresenta a cor verde para as baixas altitudes e a cor castanha para as maiores altitudes.

Desafio para casa: construir (colorir) o mapa hipsométrico de Portugal. Aguardemos os resultados e a respectiva interpretação.


Sugestões de filmes sobre as altas montanhas:
“Evereste – 50 anos de conquista” (um excelente documentário, da National Geographic, sobre os primeiros homens que escalaram o Evereste, percurso repetido, anos depois, pelos filhos) e "Limite Vertical".



2 comentários:

Anónimo disse...

oi setota tudo bem, espero que sim! ca na escola todos temos saudades suas preferia mil aulas consigo do que com a prof deste ano ela é uma seca autentica .........................


muito beijos do seu amigo Joao Pereira- Resende

Carla Pimentel disse...

Olá João, também estou com muitas saudades vossas, foi um ano cheio de momentos de aprendizagem e de diversão … com o novo ano lectivo conhecemos pessoas novas e temos que nos adaptar… e ainda estamos no início do ano…

Visite o post “Última Aula…” de 26 de Junho que recorda o último dia de aulas…

Beijinhos cheios de saudades. :D