10 outubro 2009

MAPA HIPSOMÉTRICO DE PORTUGAL

O mapa hipsométrico representa o relevo por curvas de nível, reduzidas ao nível médio das águas do mar. Os espaços entre as curvas de nível são coloridos segundo uma legenda convencional que geralmente apresenta a cor verde para as baixas altitudes e a cor castanha para as maiores altitudes. (clicar no mapa para ampliar)

("Faces da Terra 7", Areal Editores)

Contrastes Norte-Sul:
Existe um grande contraste entre o norte e o sul de Portugal.
Embora geralmente se considere que o rio Tejo separa estas duas secções, a verdadeira divisão é feita pela Cordilheira Central, constituída pelas serras da Estrela, Açor, Lousã, Gardunha e Alvelos.
As serras dispõem-se em alinhamentos orientados de nordeste para sudoeste, ou de nor-nordeste para su-sudoeste. As altitudes superiores a 1000 metros são frequentes, embora a altitude média seja apenas 370 metros.
A sul da Cordilheira Central deixa de existir o relevo movimentado que caracteriza o norte. Apenas o cume da serra de S. Mamede ultrapassa 1000 metros (1025 metros). A altitude média é, nesta secção, 160 metros.


Contraste Oeste-Este:
Desde o litoral até à fronteira leste com Espanha, deparam-se-nos igualmente importantes contrastes topográficos.
A norte do rio Douro, a parte litoral encontra-se separada da interior por um alinhamento montanhoso – Barreira de Condensação – constituído fundamentalmente pelas serras do Gerês, Larouco, Alvão, Marão e Montemuro. Do lado do mar predominam planícies, onde os rios circulam em vales largos e pouco fundos; a altitude aumenta gradualmente.
Do outro lado das montanhas (Trás-os-Montes) predominam planaltos enquadrados por montanhas e cortados por vales estreitos e profundos.
A sul do rio Douro, estas características mantêm-se, distinguindo-se uma região de relevo mais movimentado, onde se situa a Serra da Estrela.
A sul da Cordilheira Central, os contrastes entre o litoral e o interior atenuam-se muito.

E os mapas hipsométricos dos alunos:

Tiago (8ºB)



Patrícia (8ºA)



Ana Mendes (8ºC)

Sem comentários: