03 agosto 2009

PROJECTO SIG

A elaboração de um projecto SIG para aplicar numa aula de Geografia constituía uma das partes de avaliação da Acção de Formação.
Aqui fica (uma parte) da minha apresentação final (uma apresentação onde apliquei vários conhecimentos adquiridos, que necessitam, contudo de mais trabalho e realização de exercícios para desenvolver noutras áreas…):



Utilização dos SIG numa aula de Geografia do 7.º ano
Tema II – Meio Natural: rios e relevo

A – Uma aula, para alunos do 7º ano de escolaridade, dedicada à análise dos rios e do relevo no caso concreto do concelho de Coimbra. Os alunos começariam por ver as linhas de água que atravessam o concelho de Coimbra, saber os seus nomes, conhecer o percurso do rio principal.
Os alunos analisariam o seguinte mapa:

B – De seguida os alunos seriam confrontados com outro mapa que representa o relevo através de curvas de nível estando, igualmente, registadas as linhas de água.
Verificariam a equidistância, analisariam a densidade das curvas de nível e a sua cota, relacionando esta informação com as formas de relevo existentes. Analisariam como os rios cortam as curvas de nível.

C – No final os discentes visualizariam em 3D a altimetria do concelho de Coimbra: num formato mais próximo do real o relevo do concelho analisado.
Viam numa dimensão 3D a projecção das curvas de nível, reconhecendo as formas de relevo descobertas no mapa 2. Descobririam o percurso dos rios através dos vales que recortam as montanhas. Comprovavam que as áreas de maior densidade e de maior cota das curvas de nível correspondem às áreas de maior altitude e o contrário para as áreas de menor altitude.
Pretende-se com este mapa apresentar um resumo, mais próximo do real, do que foi analisado nos mapas 1 e 2.

2 comentários:

GeoBlog disse...

Gostei muito deste teu projecto!
Com a sua divulgação os cibernautas ficam a conhecer uma pequenina parte das potencialidades dos SIG.
Continuação de boas férias!
Beijinhos!

Anónimo disse...

oi carlita!
foi uma supresa encontrar-te aqui, pelos caminhos das sig, pois claro! eu também estou a fazer o meu projecto e ver o teu deu-me umas ideias.

o meu email é: scontente@hotmail.com

beijinhos

sandra Contente