18 julho 2009

PRAIA DO CABEDELO

Uma ida à praia… como sabe bem pisar a areia e “saborear” o cheiro do mar… algum vento característico nesta zona da Figueira da Foz… a praia chama-se Cabedelo (margem direita da foz do Mondego) e é uma área muito agradável, tem um parque de campismo e muito movimento…





… mas cabedelo é uma designação geográfica importante:
A localização da zona:




Um cabedelo resulta da acumulação de depósitos arenosos, que se constituem no troço final do estuário de um rio, ligado à faixa litoral por uma extremidade.

Com o tempo a morfodinâmica desta zona levou a que o cabedelo perde-se a forma alongada e adquirisse uma disposição paralela à margem direita do Mondego.
A construção de molhes conduziu, igualmente, à alteração da morfologia e, assim, a sul da foz do Mondego os efeitos da erosão fizeram-se sentir levando a um recuo da linha de costa.
A construção de molhes interrompeu a deriva litoral conduzindo à acumulação de areia a norte e intensa erosão costeira a sul. Para colmatar esta situação tem-se assistido à transferência de areias acumuladas contra o molhe norte e depositadas a sul do molhe sul. (baseado Dias, Ferreira e Pereira)

Este fenómeno leva a que as edificações urbanas localizadas a sul (Cova da Gala, Costa de Lavos) sejam consideradas zonas de risco devido ao recuo da costa provocado pela erosão (pelo que não deveria ser permitida a expansão de núcleos urbanos tão próximo da costa).


Pode ver-se a imagem de satélite com mais pormenor (e observar a configuração litoral) clicando AQUI.


(Mapas: pesquisa do Google)

3 comentários:

geo disse...

O Cabedelo era uma praia que costumava frequentar...
Bom fim-de-semana!
Beijinhos

Amaral disse...

Carla
Belas fotos e bela lição. Espero que disfrutes em pleno dessa praia.
Bjo

Carla Pimentel disse...

Não sou muito adepta de praia, mas gosto (de vez em quando) passar algumas horas junto ao mar e apanhar sol!!!
Beijinhos