15 julho 2009

“O LADO SELVAGEM”

“O Lado Selvagem” um livro de Jon Krakauer: “Em Abril de 1992, Christopher McCandless abandona um futuro promissor, a civilização, a sua própria identidade, doa os 25 mil dólares que constam no seu saldo bancário para fins de caridade e parte em busca de uma experiência genuína que transcende o materialismo do quotidiano. Rendido ao apelo ancestral e romântico da vastidão selvagem do longínquo Oeste americano, este jovem enigmático inventa para si mesmo uma nova vida e, sem o saber, dá início a uma aventura que mais tarde viria a encher as páginas dos jornais. E é com o justo sentido da dimensão trágica deste caso verídico que Jon Krakauer o recupera para criar uma narrativa iluminada, que nos cativa pela sua capacidade única de trazer para a página impressa a força indomável de um espírito rebelde e lírico e de nos seduzir com o perfume inebriante de um mistério maior que envolve toda a história. Um must para todos os viajantes da estrada e da alma.”


Um jovem que decide abandonar a "civilização" e partir solitário à descoberta de regiões da América do Norte com o principal objectivo de explorar e percorrer o Alasca. Apresenta-nos para além da história de Chris McCandless, histórias de outros caminhantes e do próprio autor que confidencia as suas aventuras de “caminhante solitário da vida selvagem”.
Deixo uma passagem do livro, escrita pela personagem principal, e que descreve o seu espírito de independência (e provavelmente de todos os que se aventuram nestas viagens solitárias): “CAMINHA PELA TERRA DURANTE DOIS ANOS, SEM TELEFONE, SEM GRUPOS, SEM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, SEM CIGARROS. A LIBERDADE TOTAL. UM EXTREMISTA. UM VIAJANTE ESTETA CUJO LAR É A ESTRADA.”



Um livro com um importante contributo geográfico.
Conhecer um pouco melhor o Alasca:




O nome Alasca provém da palavra Alyeska, que significa "grande terra" em aleúte, um idioma esquimo-aleutiano falado em partes do território.


O Alasca tem como capital Juneau é dos 50 estados dos Estados Unidos da América o que apresenta a maior área (1 717 854 km²) e a menor densidade populacional (0,42 hab/km²).

Esta região define-se como a mais setentrional e ocidental dos Estados Unido da América. O Estado está limitado a norte pelo oceano Glacial Árctico, a oeste pelo estreito de Bering, a sul pelo mar de Bering e a leste pelo território canadense de Yukon e pela província canadense de Colúmbia Britânica.

O Alasca é cortado pelo rio Yukon, um dos rios mais longos da América do Norte (com 3 185 km de comprimento). O estado possui milhares de pequenos lagos, assim como extensos glaciares.

Informações sobre as florestas, as Montanhas Rochosas, o maior pico da América do Norte o Monte McKinley, o clima, as importantes cidades como Anchorage e Fairbanks encontram-se neste livro...


Paisagem do Alasca



Monte McKinley
(Imagens: pesquisa do Google)

Sem comentários: