22 junho 2009

É VERÃO

No dia 21 de Junho começou o Verão (6h e 45m) - Solstício de Junho ou Verão (no Hemisfério Norte).


Nesta data tivemos o dia mais longo do ano, a partir daqui os dias começam a diminuir até 22 de Setembro em que o dia e a noite terão a mesma duração e entramos, assim, no Equinócio de Setembro.
Mas até lá os raios solares incidem de forma menos oblíqua no Hemisfério Norte (HN) logo as temperaturas são mais elevadas e os dias maiores que as noites.
Este facto deve-se à forma redonda da Terra e à inclinação do eixo da terrestre: nesta altura do ano o HN está mais próximo do sol (mais virado para o sol, como digo os meus alunos) o que leva a que os raios solares incidam quase na vertical nesta parte do planeta, logo aumento da temperatura. No Hemisfério Sul acontece o contrário: encontra-se mais afastado do sol e os raios solares incidem de forma mais oblíqua, portanto menor aquecimento, Inverno e noites maiores que o dia.



(Imagem: pesquisa do Google)

3 comentários:

GeoBlog disse...

Carla,
só espero que as temperaturas se tornem mais amenas!
Este calor tem-se tornado sufocante!
Bejinhos e boa semana!

Carla Pimentel disse...

É verdade, muito calor... Bom trabalho.
Bjs

Isabel Preto disse...

Também desejo o mesmo...As reuniões nas salas da escola têm sido demasiado abrasadoras e de noite durmo mal com o calor...Consola-me pensar que daqui a algum tempo, também posso ir á praia.
Beijinhos, Carla.