30 junho 2009

ACÇÃO DE FORMAÇÃO: TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADOS NO ENSINO (I)



A frequentar a Acção de Formação sobre sistemas de informação geográfica (SIG) aplicados ao ensino pelo Centro de Formação Contínua de Professores da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Os principais objectivos prendem-se com a familiarização com as novas tecnologias que permitam a aquisição, manipulação e produção de informação geográfica e a aprendizagem de tarefas elementares de aquisição, geoprocessamento e reprodução de dados geoespaciais (num total de 35 horas).

O modelo de dados SIG permite que os elementos geográficos do mundo real sejam: representados digitalmente, armazenados em base de dados, para que possam ser apresentados de forma abstracta em forma de mapa e que possam ser trabalhados e manipulados para resolver problemas.


Primeiro contacto com o software ArcGis (ESRI) e exercícios no ArcMap… e no meio (de termos novos) de modelo de dados vectorial… modelo de dados matricial/raster… e depois vamos ao ArcCatalog… e também ao ArcToolbox… e os dados em shapefiles… adicionar os layers… e para adicionar campos nas tabelas add field em options …. se vai fazendo a Acção com vários exercícios (a um ritmo “rápido” Uf!!!)…


Sobre:
ESRI Portugal (a ESRI Portugal - Sistemas e Informação Geográfica, S.A. é uma empresa privada, maioritariamente de capital nacional, constituída em 1987, com o firme propósito de actuar como agente especializado no desenvolvimento e fornecimento de sistemas de informação baseados em tecnologia SIG - Sistemas de Informação Geográfica)

5 comentários:

Isabel Preto disse...

Nem me fales de Acções! Estou mesmo cansada, pois fiz duas quase em simultâneo: Indisciplina e estratégias de resolução de Conflitos e Dificuldades do Português escrito. serão todos disléxicos?
Na 1ª fiz um trabalho enorme...sozinha. Na segunda, que acabei sábado, vou hoje entregar o trabalho à formadora. Éramos quatro, trabalhamos duas! Não sei como há pessoas assim, que se encostam e...ponho aqui a minha assinatura e pronto! Depois falam dos alunos! Sim, essas são as que falam mal dos alunos! Nunca as que trabalham.
De qualquer maneira gostei imenso desta última Acção, porque a Doutora Ana Capa Pereira é formidável e acredita nos alunos, transmite esse gosto pelo ensino, que me fascina, pois gosto de ver esse brilho no olhar de quem ama aquilo que faz.
Beijinhos, Carla e boas férias, quando terminares.

GeoBlog disse...

Ontem abri o ArcMap e tentei fazer o exercício 4a...desisti...
É muita informação num espaço tão curto de tempo. Sinto-me perdida!
Beijinhos e boa semana!

Carla Pimentel disse...

É verdade Isabel há professores que não são o melhor exemplo para os nossos alunos agindo pior que alguns deles… (temos que ir escolhendo o nosso núcleo de convívio… embora às vezes seja difícil pois muitas vezes as pessoas não demonstram o que realmente são).
Esta Acção de Formação é interessante, contudo, são muitos conteúdos para pouco tempo disponível … vamos ver como corre!!! Bjs

Adelaide, ainda não pratiquei… só agora começo a ter algum tempo para o fazer… vamos ver como me oriento!!! (eheheh) Bjs

Carlos Martis (Gaia) disse...

Olá cara Colega, eu chamo-me Carlos Martins e acompanho o seu Blog frequentemente. Falou da Formação em Coimbra sobre Sistemas de Informação Geográfica que na qual tive pena de não frequentar. Mas descobri um Geoporta aqui no seu Blog ligada à mesma instituição Universitária de nome iNovmap e tem um potencial educativo muito grande.
Se a colega não se importar faça um post sobre este geoportal institucional para demonstrar as potencialidades destas ferramentas para o apoio da educação geográfica.
Aconselho a ver bem a plataforma de Download e Upload onde estão disponíveis 371 mapas num formato KMZ, prontos para serem visualizados no Google Earth 5.0. Cada mapa contem informação associada e pode ser visualizada clicando dentro do mapa ou na layer.
No ano lectivo que se segue vou usar estes mapas nas minhas aulas inclusive o próprio geoportal porque acho bastante interessante.
Espero que esta formação tenha lhe sido útil e para ano se houver estarei lá de certeza.
Boas Féria

Carla Pimentel disse...

Olá Carlos,
Decidi frequentar a Acção de Formação sobre SIG por não ter nenhuma formação nesta área (terminei a licenciatura em 1999/2000 e nessa altura ainda não existia nenhuma cadeira de SIG) e cada vez mais sinto necessidade de recorrer às geotecnologias nas minhas aulas.
O iNovmap surgiu de uma parceria entre o Professor José Gomes dos Santos (o formador desta Acção) e dois alunos que ganharam o segundo lugar do Google MyMaps.
Ainda não tive o tempo necessário para explorar este blogue, mas, claro assim que sentir que tenho os conhecimentos suficientes e necessários irei falar das potencialidades das SIG e do iNovmap… também quero utilizar estas ferramentas geográficas nas minhas aulas.
Espero que continue a visitar o meu Blogue e deixar os seus oportunos comentários.
Bjs