08 maio 2009

OLARIA NEGRA DE FAZAMÕES

Na quinta-feira eu, a Modesta e a Isabel acompanhamos o 7ºD e o 7ºE ao Museu de Resende para participarem num Workshop de olaria negra.

Os discentes ouviram com entusiasmo a história da olaria negra de Fazamões (Fazamões é uma aldeia da freguesia de Paus, do concelho de Resende). A explicação e demonstração de todo o processo de criação de um objecto em barro deliciou os nossos alunos.

Mas ansiavam por colocar as mãos na "massa" e criar, moldar objectos. Parecia mais fácil… a ajuda do oleiro foi fundamental… e lá saíram pequenas obras que encheram de orgulho os seus criadores… queriam ficar mais tempo, queriam mexer mais no barro, mas os 90 minutos voaram… enriquecidos com esta nova experiência regressamos à Escola.


video



5 comentários:

Isabel Preto disse...

Consigo imaginar a alegria deles a mexer no barro, a criar as suas obras de arte...é isso que lhes dá prazer: mexer, criar e inventar.

Isabel Preto disse...

Sabes, Carla, até eu gostava de lá estar e sentir o barro!
Que delícia...sentir o barro e ver nascer algo, das nossas próprias mãos.

Domenico Condito disse...

Olá!

É com todo o gosto que informamo-la que tem um prémio no nosso blog calabro-lusofono “Utopie calabresi”: http://utopiecalabresi.blogspot.com/2009/05/utopie-calabresi-ha-ricevuto-il-premio.html

Parabens!!

Com amizade

Carla Pimentel disse...

Isabel, a alegria de experimentar, de criar era muita... eu, também, "amassei" um pouco o barro, mas o momento era deles... foi uma excelente iniciativa!

Carla Pimentel disse...

Domenico, obrigado pelo prémio... surpreendente e bonito!