20 abril 2009

PRECIPITAÇÃO

(nada melhor que uma semana chuvosa para abordar o conteúdo: precipitação)



Os alunos do 7º ano tiveram a visita do Sr. Esponja.


Estivemos a falar da precipitação (elemento importante no estudo dos climas) e o nosso amiguinho ajudou na explicação do ciclo da água e, principalmente, do processo de saturação.



(pesquisa Google)


A humidade é a quantidade de vapor de água que o ar contém (humidade absolutaquantidade de vapor de água por unidade de volume de ar, mede-se em g/m3).
A existência de vapor de água no ar deve-se à evaporação das águas do mar, rios e lagos e evapotranspiração das plantas e animais.

A capacidade da atmosfera conter mais ou menos vapor de água varia com a temperatura. Assim, sempre que ao ar aquece, essa capacidade aumenta e, quando o ar arrefece, diminui. Por isso é importante saber o valor da humidade relativa (relação entre a quantidade de vapor de água existente na atmosfera, a uma determinada temperatura e a capacidade total dessa atmosfera conter vapor de água a essa mesma temperatura, mede-se em percentagem).

O ar encontra-se saturado de humidade quando contém o máximo possível de vapor de água a uma dada temperatura (100% de humidade relativa), ou seja, quando atingiu o ponto de saturação (quantidade máxima de vapor de água que um metro cúbico do ar pode conter, varia na razão directa da temperatura).

Quanto mais elevada for a temperatura, maior será o ponto de saturação, isto é, maior será a quantidade de vapor de água necessária para saturar o ar.
Quando a saturação ocorre e excede a sua capacidade, o vapor de água começa a condensar-se junto aos núcleos de condensação (poeiras e partículas existentes em suspensão no ar) originando a formação de nuvens e ocorre a precipitação.

O Sr. Esponja lá explicou (com alguma dificuldade...) que quando é colocado apertado, com a mão, em água, absorve menos líquido do que se colocado livremente dentro de água. A esponja apertada satura facilmente, assim como, o ar frio.

(Obrigado pela visita, Sr. Esponja.)




2 comentários:

GeoBlog disse...

Gostei da ideia do Sr. Esponja!
Parabéns Carlinha!

GEOGRAFIAS disse...

Uma pequena ajuda na explicação da matéria... Alunos com grandes dificuldades, uma Escola com poucos recursos temos que apelar à criatividade.