10 abril 2009

ILHA DE PÁSCOA

(uma curiosidade...)

Encontramo-nos no período da Páscoa. Mas Páscoa também é o nome de uma ilha, pois é, a ilha de Páscoa que se localiza a sul do oceano Pacífico, entre o Chile e a Polinésia Francesa. Com as seguintes coordenadas: 27º 09' latitude Sul e 109º 27' longitude Oeste, está situada a cerca de 3 600 km de distância da costa oeste do Chile. A sua população é de 3 791 habitantes (censo 2002), 3 304 dos quais vivem na capital Hanga Roa. (Wikipédia)


Em 1722, o comandante holandês Jacob Roggeveen, desembarcou numa das praias da ilha um dia antes do domingo de Páscoa. Por essa razão, no dia 5 de Abril, batizaram-na com o nome ilha de Páscoa.
Apresenta origem vulcânica e tem a forma triangular. Esta porção de terra pertence ao Chile desde 1888, a sua população é constituída por pascoanos legítimos e chilenos.


A ilha de Páscoa, também denominada por Rapa Nui (ilha grande), é conhecida pelos extraordinários moais - as estátuas de pedra - que aqui existem e que permitem que Rapa Nui viva, hoje em dia, quase exclusivamente do turismo.



Uma "viagem" à encantadora ilha de Páscoa no Pacífico Sul aqui

(Mapas e imagens: pesquisa Google)

2 comentários:

GeoBlog disse...

Olá Carla!
Uma Santa Páscoa com muita paz, saúde e amor!
Beijinhos,
Adelaide

Geografias disse...

PÁSCOA FELIZ!