28 março 2009

HORA DE VERÃO

Domingo muda a hora: quando for uma da manhã vamos adiantar o relógio sessenta minutos e entrar, assim, no horário de Verão.


O Horário de Verão em Portugal foi implantado em 1916, vigorando desde o último domingo do mês de Março até ao último domingo do mês de Outubro.
O Horário de Verão é a alteração da hora de uma região, adiantando-se sessenta minutos no fuso horário oficial local. O procedimento é adoptado durante o Verão, quando os dias são mais longos (devido à posição da Terra em relação ao Sol).

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 nos Estados Unidos por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz eléctrica. Mas a sua ideia não sensibilizou o governo norte-americano. Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronómica Real tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adoptar a prática. O primeiro país a adoptar oficialmente o horário de Verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. (Wikipédia)

Para saber mais clica aqui: Observatório Astronómico de Lisboa (responsável pela hora legal em Portugal)

Conhece ou relembra as diferenças horárias no Mundo: Fusos Horários

Sem comentários: