06 fevereiro 2009

REGIÕES TURÍSTICAS EM PORTUGAL

Os alunos do 12ºB dinamizaram um conjunto de trabalhos em PowerPoint sobre as regiões turísticas em Portugal.
Pequenos excertos:

Costa verde - “Nesta região podem-se encontrar todas as tonalidades de verde nas colinas, nos montes e férteis vales, onde a agricultura é rica graças às chuvas que fazem desta a zona mais verde de Portugal.”

Montanhas - que insere o distrito da Guarda: “No Nordeste da Serra da Estrela, a serra mais alta do país, situa-se a cidade mais alta de Portugal, a 1056 metros de altitude: a cidade da Guarda. Foi fundada em 1197 para funcionar, basicamente, como uma fronteira de guarda (daí o seu nome) e tem um aspecto bastante austero.”

Costa de prata – onde encontramos os barcos moliceiros: “nas extremidades do barco situam-se painéis decorativos que são muito característicos. As pinturas ou uma mensagem escrita retratam temas românticos, religiosos ou profissões uma verdadeira arte popular. Nenhum desenho se repete.”

Planícies – onde “a renda é uma obra de arte e de paciência. Uma arte a que as mulheres dos pescadores se dedicam enquanto esperam com ansiedade pelo regresso do seu homem são e salvo das lides do mar. Sines e Santiago do Cacém são exemplos de cidades onde esta arte é elaborada.”
Os alunos trouxeram algumas rendas idênticas às elaboradas nesta zona, feitas pela mãe do Joel.

Costa de Lisboa – onde conhecemos “a boca do Inferno é uma majestosa cova realizada pelo mar nas rochas. É mundialmente conhecida pelo espectáculo que mostra a força do mar contra a costa nos dias de temporal.”

Algarve – “O Algarve confina a norte com a região do Alentejo (sub-regiões do Alentejo Litoral e Baixo Alentejo), a sul e oeste com o Oceano Atlântico, e a leste o Rio Guadiana marca a fronteira com Espanha. O ponto mais alto situa-se na Serra de Monchique, com uma altitude máxima de 902m (Pico da Fóia).”

Parabéns pelas apresentações foram criativos e, apesar de não haver disponibilidade de utilização do multimédia possibilitando, deste modo, uma melhor visualização dos slides, conseguiram cativar a atenção. Continuem!





























Sem comentários: