24 janeiro 2009

UNIÃO EUROPEIA

Datas importantes na formação da União Europeia:

1950
9 de Maio
Robert Schuman, ministro dos Negócios Estrangeiros francês, profere um importante discurso, inspirado num plano de Jean Monnet, através do qual propõe que a França e a República Federal da Alemanha ponham em comum os seus recursos de carvão e de aço, numa organização aberta a outros países da Europa.
Reconhecendo a importância da data que marcou o início do processo de construção europeia, o dia 9 de Maio foi consagrado como o Dia da Europa.

1951
18 de Abril
Seis países - Bélgica, França, República Federal da Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda - assinam em Paris o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), entrando em vigor em 23 de Julho de 1952, por um período de 50 anos. Esta Comunidade foi extinta em Julho de 2002.

1957
25 de Março
Assinatura em Roma dos Tratados que instituem a Comunidade Económica Europeia (CEE).

1973
1 de Janeiro
A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem às Comunidades Europeias que passam a ter 9 Estados-Membros.

1981
1 de Janeiro
Entrada da Grécia nas Comunidades Europeias, que passam a contar 10 Estados-Membros.

1986
1 de Janeiro
Espanha e Portugal aderem às Comunidades Europeias, que passam a contar 12 Estados-Membros.

1992
7 de Fevereiro
É assinado em Maastricht o Tratado da União Europeia, que entra em vigor em 1 de Novembro de 1993. O Tratado da União Europeia, estabelece as bases para uma política externa e de segurança comum, uma cooperação mais estreita nos domínios da justiça e dos assuntos internos e a criação de uma união económica e monetária, incluindo uma moeda única. A CEE muda a sua designação para «Comunidade Europeia» (CE).

1993
1 de Janeiro
É criado o mercado único europeu.

1995
1 de Janeiro
A Áustria, a Finlândia e a Suécia juntam-se à UE, que passa a ter 15 Estados-Membros.

1999
1 de Janeiro
Início da terceira fase da União Económica e Monetária (UEM). A moeda única – euro - é introduzida nos mercados financeiros e passa a ser a moeda oficial dos 11 Estados.

2004

2007
1 de Janeiro
Adesão da Bulgária e da Roménia à União Europeia.
Adesão da Eslovénia à Zona Euro.

Os alunos do 7º ano conheceram a formação da União Europeia e aprenderam os 27 países e respectivas capitais. Para tal tiveram de entoar uma música em que iam dizendo os países constituintes. Foi muito animado ouvi-los cantarolar os países da U.E. Tiveram, ainda, oportunidade de fazer um jogo, “O Mapa da Europa”, onde tinham de colocar os países europeus na localização correcta.